terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coluna Noivas em Coaching por Cláudia Puntel


TIPOS DE NOIVO

Atualmente é bem mais comum encontrar noivos participativos na preparação do casamento, seja financeiramente, emocionalmente e também objetivamente.

Hoje em dia muitos casamentos têm os custos divididos entre a família da noiva e do noivo.

Isso faz com que a questão financeira não fique tão pesada para a família da noiva, mas traz para ela a necessidade de dividir as decisões não só com o noivo, mas também com a família dele.

Não é papel da noiva e nem do noivo se indispor com sua sogra ou sogro, não existe lastro nessa relação para sustentar os incômodos e discussões que isso pode gerar. O casal deve decidir e depois negociar com sua família o que for preciso.

Existem muitos tipos de Noiva e Noivo, mas vou eleger os mais comuns e conversar sobre as confusões que podem ocorrer quando tipos opostos resolvem se casar...

O que vejo como a grande maioria é a Noiva PARTICIPATIVA que deseja um noivo também PARTICIPATIVO que a acompanhe em todas as provas, degustações e discuta ainda a combinação de cores e da decoração.

Existe a noiva e o noivo “ DELEGATIVO” que prefere conversar sobre as preferências e depois dividir e delegar as responsabilidades e tarefas da organização. Ex: Flores para a noiva e Bebidas para o noivo.

Existe o casal INDEPENDENTE: a noiva que acha ótimo ter um noivo que não de muitos palpites sendo quase um convidado para o casamento ( Monopolizadora) e o Noivo que agradece pois teve uma educação mais machista onde aprendeu que não é coisa de homem a preparação do casamento.

Os conflitos começam quando uma noiva monopolizdora organiza um casamento com o noivo participativo, ou, quando a noiva participativa organiza com o noivo das antigas, digamos... machista.

Um acaba se sentindo de fora, meio rejeitado e o outro se sente invadido na sua individualidade. Resultado: no final os dois acabam achando que um quer mudar a personalidade do outro.

Imagina a confusão...

O grande segredo é o dialogo, equilíbrio e o bom senso. Provavelmente a noiva já sabe, ou pelo menos desconfia qual o seu tipo e do seu noivo.

Que tal conversar sobre o que cada um se sente mais apto e com mais talento para fazer?

Ou então falar dos seus sentimentos sem críticas e acusações, fazendo um pedido claro como:

- Me sinto desamparada e preciso da sua ajuda para negociar o preço do DJ.

- Isso é um sonho antigo e ficaria triste ao abrir mão disso, mas estou aberta para negociar as outras coisas ou ceder para ser do seu jeito no item x, o que acha?

Quanto mais claro e objetivo o pedido, mais fácil pode ser o entendimento e a aceitação por parte do noivo.

Cada noivo pode marcar sua presença no casamento de várias formas, ouvi uma história de um noivo que após sua noiva jogar o buquê, organizou um saco de dinheiro de brinquedo, daquele estilo tio patinhas, reuniu seus amigos e jogou para eles. A brincadeira foi um sucesso entre os homens!

Lembrete: não está em discussão o Vestido Lethicia!! O noivo não deve dar pitacos. Isso é segredo de estado. No máximo falar como acha que sua noiva pode ficar ainda mais deslumbrante do que já é.

Obrigada pela atenção e pelos vários comentários que tenho recebido.

Beijos carinhosos


Claudia Puntel PS

Psicóloga (CRP 0531312) - Coach de noivas, Terapeuta individual, casal e família e Supervisora Clínica.

Leblon / Botafogo Cel: (21) 2540-5657 (21) 8894-3050

claudia@noivasemcoaching.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes dicas! Comigo está sendo assim... Meus pais e os pais do meu noivo irão dividir as despesas do casamento. O meu noivo é daquele tipo bem participativo,e acho bom porque a festa será bem a nossa cara dessa maneira. Porém, na decoração ele não quer nada com tons de rosa; e eu adoro...Ele ama o verde e branco! Vamos ver no que isso vai dar...hheheheh
Maíra