quinta-feira, 25 de abril de 2013

A mãe do noivo

Hello people, tudo bem?

Há algum tempo a Cláudia Puntel tinha uma coluna aqui no blog chamada "Noivas em Coaching". Nessa coluna ela colocava textos super criativos e interessantes sobre toooooodo o processo de "nascimento" de uma noiva, desde dicas de nutrição e bem-estar até ideias de festa, como conciliar a vida toda com os preparativos, etc.

Um dos textos se chama "A mãe do Noivo" que é MUITO SENSA e foi super comentado na época que postamos. Ele fala sobre os diferentes tipos de sogra e como lidar com esse tipo único (e que não está NADA em extinção).

Recebo muitas mães aqui no atelier, tanto da noiva quanto do noivo e posso dizer que esse texto cabe SUPER, por isso achei digno colocar de novo para quem não viu!



A mãe do noivo
por Cláudia Puntel

Além da noiva lidar com as ansiedades de sua mãe, ainda, precisa - TEM QUE (do verbo TER, e não o desejar) - lidar com as ansiedades da sogra. Se a sua sogra é aquela fofa e carinhosa que te apóia, às vezes, até em situações que sua mãe não saberia lidar, fique agora muito feliz! Mas muito mesmooooooooooooo... Porque, psicologicamente, é bem difícil para a mãe do seu noivo, lidar com a idéia de não PODER mais ter o controle de seu filho.

Nesse sentido, existem muitos tipos de sogras, tais quais:

A Possessiva: aquela que sonha todas as noites com a chave do apartamento do casal.

A controladora: aquela que quer saber se você vai cuidar da comidinha do seu filhote, cuidar direito da camisa social, entre tantas outras tarefas maternais.

A manipuladora: aquela que nunca faz nada, a não ser com a ajuda de seu noivo. É um tal de usá-lo para fazer o mercado, ou até como motorista nos finais de semana.

A vítima: que dá a entender que ficará deprimida após a saída do filho de casa.

Sem contar, que existe a espécie da “possessiva, controladora, manipuladora e vítima”, tudo ao mesmo tempo, em um único pacote. A situação ainda piora, porque alguns noivos têm dificuldade em dar limites a sua mãe, e dessa forma, sobra para a noiva lidar de frente com a sogra.

Não tenha dó nem piedade! Identifique qual o tipo de sogra você tem e comece já a se defender!

Lembrando que confrontar pode ser muito desgastante, então não morda a isca e deixe seu noivo cada dia mais ocupado com você, estabeleça as regras da sua futura casa e tome as rédeas dela!

Agora as coisas serão do seu jeito e que isso fique bem claro para seu noivo, e para a mãe dele.

Nenhum comentário: